clinicaluz

03 dezembro 2019

Nenhum comentário

Casa Fototerapia

Psoríase

Psoríase

A psoríase é uma doença frequente em todo mundo, atingindo em média 1 a 2% da população. Acomete o indivíduo em qualquer idade, inclusive na infância e na terceira idade. Tem causa desconhecida, base genética, doença hoje em dia considerada auto-imune, não infecciosa nem contagiosa.

A doença

Ainda não se descobriu o que faz ativar o processo que leva a um crescimento desordenado da pele nos locais atingidos levando às lesões típicas. Existem fatores desencadeantes como stress psicológico, trauma físico, infecções uso de medicamentos como lítio e anti-inflamatórios, entre outros. As lesões são manchas vermelhas e descamativas grandes ou pequenas, muitas vezes infiltradas ou edematosas, principalmente em cotovelos, joelhos e por cima de outras articulações, podendo atingir também couro cabeludo (simulando uma seborreia mais forte), regiões palmo-plantares, outras partes do corpo e unhas. Existe a psoríase em placas que é a mais comum, mas existem formas pustulosas, em gotas, disseminada em todo corpo (eritrodérmica), apenas nas unhas, apenas no couro cabeludo, etc.  São muitas doenças em uma só.

A psoríase não se restringe apenas à pele, atinge também em 30% dos casos as articulações causando a artrite psoriásica que pode ser muito parecida com outros tipos de artrite como por exemplo a artrite reumatoide.

A psoríase está frequentemente mais associada a outras doenças como sobrepeso e obesidade, depressão, distúrbios cardiovasculares incluindo síndrome metabólica, disfunções sexuais e outras. Dos casos de psoríase 70% são casos mais leves que requisitam apenas tratamento tópico e medidas não medicamentosas como dieta, exercícios, perda de peso, relaxamento, etc. Os 30 % de casos mais extensos e mais graves precisam ir além do tratamento tópico.

A fototerapia é um primeiro passo quando apenas a pele esta acometida e é nessa doença que esse tratamento com radiação ultra violeta A ou B apresenta seus melhores resultados. Hoje prefere se a fototerapia com UVB banda estreita na maioria dos casos para evitar uso de medicações associadas. Se essas medidas não forem suficientes, existem medicamentos antigos (acitretina, metotrexate, ciclosporina) e novos (imunobiológicos) com excelentes resultados e controlando muito bem a doença, melhorando a qualidade de vida do paciente de modo muito gratificante. Tratar de psoríase é tratar do todo.

A escolha do tratamento depende da forma da psoríase, do local atingido, da extensão do comprometimento, das doenças associadas e do estado geral do paciente, físico e emocional. Muito tem se evoluído nessa área, o paciente precisa procura um médico que tenha experiência nesse tipo de doença, ouvir segunda opinião, se informar e saber que não ter cura não significa não ter tratamento e possibilidade de ficar totalmente bem, sem lesões, em remissão da doença por muitos e muitos anos.